Brazilian Portuguese Video #2
Crystal

Videos: 1 2 3 4 5

These Brazilian Portuguese videos will show you that learning a language is MUCH EASIER when you fall in love with its people and culture!


Menina Brasileira de 10 Anos Revela Talento.
Faltava o Piano...

Uma história que é pura emoção. Na semana passada, nós mostramos todo o talento musical de uma menina de 10 anos, que arrasa no piano. Agora, a pequena Crystal vai ter uma grande surpresa.

Nome de artista, ela tem: Crystal do Espírito Santo. “Ela é um prodígio. Ela vai estudar para ser grandiosa”, aposta a primeira professora de Crystal, Helena Barros.

Aos 10 anos, Crystal recebeu do Conservatório Pernambucano de Música os prêmios de melhor pianista e o de artista revelação. “Na verdade, eu não esperava isso. Eu apenas sabia que um dia poderia acontecer alguma coisa”, revela o pai da menina, Carlos Alberto da Silva.

“Eu ainda fico sem jeito quando as pessoas se aproximam de mim para dizer as coisas. Eu costumo dizer: ‘obrigada’”, diz a menina.

No domingo passado, o Fantástico mostrou todo o talento de Crystal pela primeira vez. Agora, nós vamos revelar em detalhes quem é essa menina tímida, que tem um dom surpreendente.

Na escola, Crystal até tinha contado que fazia aulas de piano. O que ninguém imaginava é que ela tocava igual gente grande. “Ela virou a estrela da nossa sala e do colégio inteiro”, diz o colega Fabio Alexandre, de 10 anos.

Crystal sempre estudou em escola pública. No início do ano, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio particular. Já mostrou que o talento vai além da música. “Ela é muito estudiosa, escreve muito bem. É uma criança realmente iluminada”, avisa a professora Elizabeth Borges.

Não é toda turma do colégio que pode contar com uma pianista revelação. As professoras e as crianças souberam reconhecer o talento da Crystal e fizeram uma homenagem. Em um cartaz colocado em cima do piano, está escrito: “Cristais são pedras que nasceram para brilhar. Com você, não poderia ser diferente.Crystal”.

Crystal mora na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Ter um talento tão raro enche de orgulho a vizinhança. “É muito lindo o que ela faz ali naquele pianinho”, diz a vizinha Erivania Alves.

A casa de Crystal é pequena. Tem dois quartos, sem portas. A pianista divide o quarto com o irmão menor, Mateus. Há um ano, o pai perdeu o emprego de vigia. Foi com ele que Crystal aprendeu a gostar de música clássica. “Não tem tradução para isso. Era só uma expectativa, uma expectativa que virou uma coisa sólida. Eu sei que as coisas estão começando”, afirma o pai.

Apesar das dificuldades, ele sempre batalhou muito pelo futuro da filha. “Nós passamos por muito desprezo, muito preconceito. Eu disse: ‘olha, a gente precisa encontrar um meio para você ser pianista porque você quer ser pianista e você vai ser pianista”, conta o pai, emocionado.

“Já tentei desistir, mas pensei direitinho assim e pensei que Deus não ia dar um dom para mim para eu não conseguir nada. Eu espero ajudar minha família, ganhar o meu piano e ser uma grande pianista”, explica Crystal.

A Crystal já sonhou tantas vezes com o piano que sabe diretinho onde colocá-lo. Ela reservou o espaço mais nobre da casa, na sala, onde bate mais luz e é mais ventilado. “Se ela estudar em casa, vai progredir ainda mais, muito mais”, afirma a professora de piano Janete Florêncio.

E Crystal não para de surpreender. Ela também canta ópera. Na quinta-feira, a menina conheceu o Teatro Santa Isabel, o mais importante de Pernambuco. A convite da Orquestra Sinfônica do Recife, pela primeira vez, a menina se apresentou diante de uma plateia tão numerosa.

A semana foi intensa - cheia de emoções - e olha que ainda não terminou. A menina vai embarcar para São Paulo. É a primeira vez que a Crystal viaja de avião. A mais de 2.500 quilômetros, vai acontecer a maior surpresa que esta menina tão talentosa já teve na vida.

Visita a São Paulo

Na maior cidade do país, a jovem pianista de 10 anos tem muito o que conhecer: Viaduto do Chá, Avenida Paulista, cartões postais que encantam a menina. “É uma cidade maravilhosa. Dá para você se perder na cidade de tão grande que ela é”, diz Crystal.

A cidade também tem um dos mais belos e completos templos da música erudita do mundo. Crystal, o pai e a professora visitaram a Sala São Paulo. Ela quis ver de perto o piano de cauda e não resistiu: tocou um pouco. “É uma coisa de arrepiar. Uma naturalidade que é impressionante”, afirma o monitor Rodolfo Yamamoto.

E a tarde mágica ficou completa com o concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo. À noite, o último e mais importante compromisso. A Crystal pensava que iria apenas assistir a um show. Nem imaginava a surpresa que foi preparada pa ra ela.

Zezé di Camargo e Luciano lotam a casa de espetáculos. Para a menina, tudo parecia normal. Até que Crystal é chamada no palco. Zezé começa a cantar enquanto a menina acompanha tudo sentada. Até que o cantor dá oportunidade da menina tocar para a plateia de 4 mil pessoas. Uma criança e um piano no palco. Crystal tocou Chopin como se estivesse sozinha com o instrumento.

A noite já era inesquecível para esta menina da periferia da região metropolitana do Recife. Mas tinha mais, muito mais. Em pleno palco, Zezé di Camargo e Luciano entregam um piano para a menina. Enfim, a realização do sonho e as lágrimas de gratidão. “Obrigada, obrigada, obrigada”, diz a menina.

“Você não tem que agradecer. Nós brasileiros que temos que agradecer por ter você como filha deste país. Um exemplo de criança. Eu quero um dia aplaudir você nos grandes teatros desse mundo afora porque tenho certeza que isso vai acontecer”, afirma Zezé. Infância pobre, superação, talento indiscutível. Semelhanças que aproximam ainda mais os artistas famosos de Crystal.

Na saída do palco, Crystal falou como gente grande. “Eu vou estudar muito nesse piano agora. Para as pessoas que me apoiaram e me elogiaram, eu digo muito obrigada. E se aparecer mais crianças talentosas, que essas pessoas possam ajudar mais ainda porque não é tão fácil para as crianças que têm talento ganhar coisas assim. Tem muita gente que tem preconceito, porque a criança é pobre, não pode estudar. Mas tem que ir em frente, senão, não consegue”, avisa a menina.

Quando o show terminou, os ídolos inverteram os papéis. Zezé e Luciano viraram fãs declarados da menina pianista e fizeram questão de tirar fotos com ela. Enfim, os caminhos começam a se abrir para Crystal.

Com um piano novo para estudar, ela terá mais chances de lapidar o talento raro que não para de encantar. “É um começo ainda, mas é um começo promissor porque é um talento realmente cristalino. Tenho certeza que ela vai ser um grande nome da música clássica no mundo”, aposta Luciano.

* Reportagem exibida no Fantástico dia 6 de dezembro de 2009.

Previous Index Next


From Brazilian Portuguese Video #2 to Homepage