Brazilian Portuguese Videos
Language and Culture at Once!

Videos: 1 2 3 4 5
These Brazilian Portuguese videos will show you that learning a language is MUCH EASIER when you fall in love with its people and culture!


Menina Brasileira de 10 Anos Revela Talento.
Só Falta o Piano...

Beatriz Castro: Agora o Fantástico orgulhosamente apresenta a história de uma menina chamada Cristal.

O teclado é de mentira, mas as notas musicais que saem da mesa de jantar ressoam de verdade e maravilhosas na imaginação da pequena pianista.

Aos 10 anos de idade, ela não se cansa de repetir os movimentos. Com agilidade e obstinação impressionantes, Cristal toca um sonho.

Cristal: Eu vou ser uma grande pianista.

Beatriz Castro: Um sonho difícil. A menina é filha de pais desempregados, vive na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Ter um piano em casa parece impossível. Pagar para aprender a tocar, também.

Cristal: Nunca desistir, e ter bom gosto, porque o piano não é assim um instrumento muito fácil. Além que ele é o instrumento mais difícil, né?

Beatriz Castro: A garota tem uma rotina diferente das crianças do bairro. Uma vida sem brinquedos...

Cristal: Eu brinco com o piano.

Beatriz Castro: O piano de verdade fica longe de casa. Todos os dias, ela vai ao seu encontro, sempre acompanhada pelo pai.

Na igreja da comunidade Cristal toca pode estudar num piano que não toca só pra ela.

São três horas e meia, quatro horas de dedicação diária. Ver, escutar Cristal tocando é ainda mais impressionante quando se sabe que ela viu um piano pela primeira vez há apenas três anos. Nesta época teve as primeiras lições na igreja, com um professor voluntário.

Três meses atrás ela ganhou uma bolsa para freqüentar uma escola de música. Foi aí que o talento precoce da menina começou a chamar a atenção, mesmo de quem tem muita experiência.

Professora: Trinta anos de ensino, nunca vi nada igual. A professora não tem muito trabalho com a aluna. Cristal já conseguia tocar músicas dificílimas só de ouvido. E as partituras que ela lê são difíceis até para os adultos.

Beatriz Castro: A história da Cristal é a prova de que talento não escolhe idade nem classe social. Pode estar nos lugares mais improváveis, e quando consegue superar as adversidades, não tem limites.

O reconhecimento veio esta semana no concurso de piano do Conservatório Pernambucano de Música. Cristal tocou diante de um auditório lotado, e depois subiu duas vezes ao palco pra receber os principais prêmios do torneio: o de ‘melhor pianista’ e o de ’revelação’.

Cristal: Eu tô ganhando porque eu estudo muito... E por causa do meu talento.

Arthur Moreira Lima: Ela é uma menina extremamente talentosa. E eu acho que ela tem tudo pra ser uma excelente profissional no futuro e pra realmente entrar no meio da música. Acho que ela necessita de assistência, né, pra isso e, que tenha um piano em casa. É bom que ela tenha um piano em casa.

Beatriz Castro: A menina que nasceu pra ser pianista já conquistou muita coisa, mas ainda falta o seu maior sonho:

Cristal: O piano.

Previous Index Next



From Brazilian Portuguese Videos to Homepage