read in portuguese
-- in just 7 weeks --

FREE AUDIOBOOKS:
IMPROVE YOUR PORTUGUESE WITH FUN

Welcome to Free Audiobooks. Read & listen to Anonymous Heroes, a book I wrote in tribute of workers from all over the world.

"O trabalho é um milagre que faz com que o talento sobressaia e os sonhos se tornem realidade." ~ Gordon B. Hinckley

Você sabia que a cor... “É uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, transmitida ao sistema nervoso através de informação pré-processada no nervo óptico?”

Se isso te serve de algum consolo, caro leitor... Nem eu. Mas basta uma olhadela para uma casa bem pintada, e logo percebemos que por ali passou um bom pintor.

A bem da verdade, nunca se começa uma casa pela pintura. Mas naquele momento em que o bolso do construtor já está de língua de fora – com ares de prorrogação – é o pintor quem sopra o apito final.

Seja num arranha-céu ou numa casa de campo, quando o pintor dá o primeiro giro no rolo, a satisfação é a mesma. Esse artista que junta a beleza à estética precisa de uma sensibilidade quase feminina – ainda que colecione calos nas mãos. Diga-se de passagem, é o segundo profissional mais requisitado na época do Natal – só perdendo para o Papai Noel! 

Se você costuma despender preciosos minutos tentando combinar suas roupas com seus sapatos, imagine o malabarismo desses profissionais que têm um infinito de cores ao seu dispor?

Com a precisão no olhar e ouvidos atentos às exigências de cada cliente, esse alquimista dos tempos modernos vai alisando as paredes e maquiando as imperfeições, feito num rosto de noiva. E corre a lixa logo em seguida, porque massa corrida seca ligeiro.

A seguir, mistura os matizes como um alquimista moderno em busca da pedra filosofal. E começa a cada vez sua nova obra prima. Se você pensa que pintar é apenas rolar o rolo e espalhar a tinta, precisa rever seus conceitos.

O conhecimento de solventes, técnicas de aplicação de textura, pintura decorativa, linguagem das cores, métodos para diminuir a diferença de tonalidade dos materiais de pintura, e até certa familiaridade com o tempo, faz parte das habilidades desse profissional.

Quando o malabarista de cores sobe no andaime, é sinal de que o show vai começar. Para dar a tonalidade certa, ele precisa entender de cores. E de humores, pois cores e texturas despertam sentimentos e sensações em quem freqüenta o ambiente. E olha... Tem patrão pra todo gosto.

Mesmo sabendo que nunca irá agradar a todos, o alfaiate da construção lava e passa cada parede, antes do retoque final. Como um verdadeiro tecelão, vai combinando os matizes a fim de dar forma à tapeçaria.

Quem nunca se aventurou a dar uma de pintor, que arrisque a primeira pincelada!

Mas se quiser contratar um profissional de verdade, chame logo um bom pintor. No final das contas, e da obra, é sempre ele quem declara que o trabalho está consumado.

  1. BARBEIRO - Fazendo a Cabeça do Povo
  2. CAMELÔ - De Temporário a Permanente
  3. CHURRASQUEIRO - Maratonista por Profissão
  4. COBRADOR - O Regente do Coletivo
  5. COVEIRO - O Agente Invisível
  6. DOMÉSTICA - Suor a Qualquer Preço
  7. DONA-DE-CASA - Um Anjo Sem Paraíso
  8. LIXEIRO - O Menestrel da Avenida
  9. MERENDEIRA - Uma Lição de Humanidade
  10. MOTOBOY - Uma Vida em Suas Mãos
  11. MOTORISTA - Quando Nem Tudo é Passageiro
  12. PADEIRO - Excelência por Tradição
  13. PARTEIRA - A Guardiã da Vida
  14. PEDREIRO - O Escultor de Sonhos
  15. PINTOR - Um Poliglota no País das Cores