GET OUR ONLINE COURSE FOR JUST $97: CLICK HERE!

FREE AUDIOBOOKS:
IMPROVE YOUR PORTUGUESE WITH FUN

Welcome to Free Audiobooks. Read & listen to Anonymous Heroes, a book I wrote in tribute of workers from all over the world.

"Nada é tão contagioso quanto o entusiasmo." ~ Grantland Rice

Segundo dados do IBGE , no Brasil são produzidos 2.643 quilos de lixo em apenas um minuto! Viu porque o coletor só passa correndo na sua rua?

Como cada um percorre até 12 quilômetros por dia – e recolhe em média três toneladas de lixo – são necessários 86.400 agentes de limpeza suando a camisa pra deixar o país limpo todo santo dia! Aposto que nem o Pedro imaginava essa maratona toda quando iniciou o movimento...

Desculpe. Esqueci de te apresentar: Pedro Aleixo Gary foi um francês que assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil, no final do século dezenove, quando o Império ainda vigorava por aqui.

Após a passagem de cavalos pelas ruas do Rio, ele reunia a equipe para a ‘operação limpeza’. Os cariocas passaram a chamar a ‘turma do gari’ sempre que havia necessidade de uma geral.

Depois de quinze anos no cargo, passou a vaga para o primo, Luciano Gary. Embora a empresa tenha quebrado, o nome virou apelido, e acabou designando a função.

O trabalho foi aos poucos se modernizando. Na virada do século, a dedicada turma já utilizava mais de mil animais para recolher as toneladas de lixo da capital.

Embora os ajudantes aliviassem a carga, iam deixando o resultado de seus esforços pelo caminho... 

Por motivos óbvios, foram aos poucos sendo substituídos. Ao menos, a descarga dos caminhões não deixa rastros no caminho do coletor.

Entre outras, o agente de limpeza pode exercer a função de varredor. Com a vassoura em punho, assovio nos lábios, e dono de um admirável bom humor, esse profissional mantém limpas as ruas, praças e vias públicas.

Em Portugal, o gari atende pelo nome de ‘almeida’. Adivinha por quê? Isso mesmo, o tal Almeida foi um dos primeiros diretores de limpeza urbana na capital portuguesa. Se a moda pega por aqui, não iam faltar trocadilhos:

"-- Sabia que o Almeida conseguiu emprego? Tá trabalhando de almeida!"

Mesmo com 99% das cidades brasileiras fazendo a coleta regular, ainda há bastante espaço para melhorias. Veja como você pode ajudar:

  • Coloque os recipientes de vidro dentro de caixas descartáveis, para evitar que o coletor se machuque 
  • Coloque o lixo no local somente no dia e horário da coleta 
  • Separe os restos de alimento de outros tipos de resíduos 
  • Mantenha fechado o recipiente no qual você descarta seu lixo 
  • Se na sua cidade houver coleta seletiva, participe

Ao longo da história, a falta de cuidado com o lixo e o esgoto já ceifou milhões de vidas. Durante o século quatorze, a peste negra chegou a matar mais de 700 europeus por hora. Prova de que, sem a ajuda dos profissionais do uniforme laranja, a situação pode ficar preta!

A partir de 1962, passou-se a comemorar o Dia do Gari. Anote aí: no dia 16 de maio, vamos alterar o placar do IBGE: Presenteie o profissional do saneamento urbano , ao menos com uma lembrancinha!

Mas fique de olho: se você pestanejar, ele vai é passar correndo...

  1. BARBEIRO - Fazendo a Cabeça do Povo
  2. CAMELÔ - De Temporário a Permanente
  3. CHURRASQUEIRO - Maratonista por Profissão
  4. COBRADOR - O Regente do Coletivo
  5. COVEIRO - O Agente Invisível
  6. DOMÉSTICA - Suor a Qualquer Preço
  7. DONA-DE-CASA - Um Anjo Sem Paraíso
  8. LIXEIRO - O Menestrel da Avenida
  9. MERENDEIRA - Uma Lição de Humanidade
  10. MOTOBOY - Uma Vida em Suas Mãos
  11. MOTORISTA - Quando Nem Tudo é Passageiro
  12. PADEIRO - Excelência por Tradição
  13. PARTEIRA - A Guardiã da Vida
  14. PEDREIRO - O Escultor de Sonhos
  15. PINTOR - Um Poliglota no País das Cores